Comunicação de Valor

Comunicação de Valor

“O posicionamento de marca não é um aspecto imutável na estratégia das empresas, mas deve ter consistência, ser condizente com os valores propagados pela organização, e alinhado aos principais elementos de uma plataforma de marca: tipografia, cores, imagens, elementos gráficos e tom de voz, por exemplo.”


Essa semana o assunto da hora é o poder da comunicação e o quanto podemos ser inábeis nessa missão. Estamos falando do ato de criar toque, aproximação, identidade e engajamento, para dizer o mínimo, às nossas ideias e oferecimentos. Um boa comunicação não exige seguidores exatamente… Pode não agradar a todos, não fazer o estilo de todo mundo, até por essa ser uma missão impossível, mas, independentemente do que fala, posiciona tão bem que gera respeito. E o respeito é o pai (ou a mãe) do vínculo afetivo e da confiança.


Por isso o posicionamento de marca é o elemento central do sucesso, sustentabilidade e permanência de um negócio em qualquer área. Esse fator está alinhado ao “Branding”, que reforça a identidade corporativa, aumenta a visibilidade da empresa, melhora a percepção dos clientes, torna o empreendimento cada vez mais viável e com tendência de crescimento no mercado.


Em leitura de um artigo sobre o assunto, achei importante contribuir aqui com seis fatores-chaves para realizar uma estratégia de posicionamento de marca, trazidos por ele, a fim de embasar a sua avaliação quanto a forma como o seu negócio vem se comunicando:


1- Descobrir as necessidades e preferências do consumidor: é conveniente focar, principalmente, métodos práticos, ágeis e poderosos de obtenção de informações, como os conteúdos interativos.

2- Analisar a concorrência: faça uma auditoria sólida e rigorosa da presença digital de seus concorrentes, identificando o que eles fazem e qual é a percepção do público sobre essas ações.

3- Conectar com valores, percepções e pensamentos: pense no que estimula e motiva seu público e, a partir daí, alinhe sua mensagem e seus processos comerciais a essas impressões.

4- Conectar com os usuários em um nível humano: o paradigma de vender a todo custo é coisa do passado. O Storytelling, ou seja, a arte de cativar por meio de histórias. Elas geram empatia no público e mostram que uma marca não é uma estrutura corporativa.

5- Agregar valor: Por meio de materiais que educam, cativam e informam, você mostrará aos usuários que eles realmente são importantes.

6- Reforçar qualidades diferenciadoras: Uma marca bem posicionada difere das demais por ser reconhecível, autêntica e ter valor agregado. Vender pelo valor, e não pelo preço,é a melhor forma de garantir bons resultados e o crescimento sustentável da sua marca.


Empresas como TESLA, NIKE, BUMBLE, LYFT, Billie e Gillette, APPLE e Coca-Cola são algumas referências de uma estratégia de posicionamento de marca bem estruturada e comunicada.


Espia lá no blog da Rock Content um pouco da história de cada uma delas e inspire-se!


Comunicação é a alma do negócio desde que fale sobre a alma do negócio. E quem faz bem dá aula de acesso consistente ao mercado, aula essa que vale assistir de perto… Ou você quer ficar de fora?

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