Já sente cheiro de chocolate?
Então… o tempo parece voar. Mal tiramos a fantasia de carnaval, ainda encontro paetês e purpurina no chão da minha sala, e a contagem regressiva para a Páscoa já começou. O alarme vem dos ovos de páscoa já pendurados no teto dos supermercados, da ansiedade das crianças quanto a busca pelos ninhos de chocolate, ou de figurinhas do álbum da “Champions League”, ou de canetinhas coloridas e jogos de videogame, do tal do PS4… Enfim, eles não nos deixam esquecer. E como podemos experienciar, já não se trata só de chocolate. Tudo está valendo! Mas esse alarme toca também nas reuniões de vendas que buscam no calendário festivo formas de conversar com seus consumidores e aumentar resultados.
Enfim, a páscoa de 2019 está aí, e junto com ela a chance de pensarmos o que fazer de diferente na busca de resultados diferentes. Sejam eles financeiros ou traduzidos no engajamento dos clientes à marca. Às marcas que representamos.
Dei uma lida por aí para trazer algumas reflexões e possibilidades de ações interessantes para que você se mexa da cadeira e avalie as oportunidades. Encontrei um olhar interessante sobre um caminho para essa ação. Ainda dá tempo, bora ler!
Comece pelo planejamento
Mas por que devemos pensar em uma estratégia especificamente para a Páscoa? Simplesmente pelo o que a data significa, afinal, para os mais religiosos a Páscoa não simboliza apenas chocolates, mas sim a morte e ressurreição de Cristo. Isso ajuda a aproximar as pessoas umas das outras, e claro, toda a empresa também quer estar perto de seu cliente. Dessa forma, a Páscoa é um bom momento de aproximação.
Explore o feriado
Apesar de ser comemorada no domingo, a Páscoa é antecedida pelo feriado da Paixão de Cristo, também conhecido como Sexta-feira Santa. Boa parte das pessoas terá pelo menos 3 dias para descansar. Assim, sua campanha pode focar nisso, oferecendo dicas e promoções que ajudem seus clientes a relaxar no fim de semana prolongado.
Uma passagem com desconto para um destino atrativo, uma massagem relaxante, aquela diária na pousada, livros para ler no feriado… Para vários segmentos é possível relacionar essa ideia de tranquilidade que o feriado traz para fazer uma oferta.
Use elementos típicos da Páscoa na campanha
Relacionar sua oferta de alguma forma com o feriado de Páscoa, indo para temas correlatos, é uma ótima ideia.
Para quem exagerou no chocolate, por exemplo, que tal um dia no spa para fazer um detox ou uma matrícula na academia?
Já para quem não come carne nos dias que antecedem a Páscoa, está aí uma oportunidade para restaurantes de frutos do mar, peixarias, dentre outros fazerem uma oferta especial.
E, mesmo que você não consiga fazer essa correlação, há quem não goste de presentear com ovos de chocolate, preferindo flores, vinhos, um livro e outros presentes. Nesses casos, capriche na arte, incluindo temas que remetam à Páscoa.
Ovos, coelhinhos, pegadas e cenouras são elementos bem comuns no imaginário quando o tema é Páscoa. Por isso, utilizá-los em seus e-mails, redes sociais e outros materiais de divulgação ajuda a entrar no clima imediatamente.
Em 2017, quem fez isso muito bem foi a Lohn Bier. A marca de cervejas, que fica no interior de Santa Catarina e mantém um pub anexo à fábrica, enviou um e-mail convidando os contatos a fazerem uma visita durante o feriado para conhecerem o cardápio especial de Páscoa. O botão de “Call to Action” trazia a possibilidade de fazer uma reserva.
Ofereça um brinde
Que tal oferecer um brinde para quem fizer compras acima de certa quantia no seu e-commerce, no estilo “nas compras acima de R$ 300, ganhe um ovo de chocolate”, por exemplo? Esse tipo de ação é uma forma de entrar no clima da Páscoa, chamando atenção para a sua campanha.
Se não for possível um chocolate, envie algum souvenir que seja interessante para o cliente e tenha relação com a Páscoa, mas que, ao mesmo tempo, faça-o lembrar da sua empresa, como um coelhinho ou algum outro brinde personalizado.
Faça um concurso ou sorteio
Interagir é uma boa maneira de lembrar o seu público alvo de que você também está em clima de Páscoa. Também é uma forma de conseguir mais interação com a marca, mais seguidores nas redes sociais, aumentar a consciência de marca e presentear seus clientes, o que tem tudo a ver com o espírito de gratidão dessa data!
Estão aí diversas opções disponíveis para você se aproximar dos seus clientes na Páscoa. Não perde essa oportunidade. Tem opções para todos os tamanhos de empresa, assim como meios de acesso, de comunicação, para atingir qualquer público. Basta considerar a possibilidade que ideias não faltam. É mais uma chance de estar perto do seu mercado. E lembre-se: se nada diferente for feito, não espere resultados melhores que o normal. Toca!!
Referência: Resultados Digitais
Juliana Silveira é co-founder da Dtail Gestão de Conteúdo e criadora do blog New Families, onde escreve semanalmente com um olhar de sensibilidade única sobre o recomeço da família após o divórcio. É também autora do livro Divórcio: A Construção da Felicidade no Depois.