“O OOH é a mídia de todas as mídias”
Representantes do segmento debatem transformações e desafios da área de mídia exterior
Discutir as transformações e os desafios do mercado de mídia exterior no país foram os objetivos do 15º Encontro Contato Brasil, que aconteceu no hotel Mercure, em São Paulo. O evento, que reuniu profissionais da indústria da comunicação e empresários da área de OOH (Out of Home), debateu ideias, proporcionou trocas de experiências e reflexões sobre as dificuldades do setor.
“Queremos mostrar neste encontro um pouco de como está o mercado de São Paulo para que as empresas aqui presentes possam levar para suas praças novas experiências. Há pessoas que vieram de Belém, no Pará, até Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para ter uma visão mais ampla do que vai acontecer neste segmento nos próximos anos. Estamos correndo contra a internet e queremos antecipar o melhor”, revelou Raul Nogueira Filho, sócio diretor da Contato Brasil.
A abertura do evento, que contou com diversas palestras, ficou por conta de Armando Ferrentini, diretor geral do PROPMARK, que falou da importância em abordar melhores práticas para o segmento que cresce no país.
“Somos agora o país do presente”
“O segmento de mídia exterior melhorou bastante. Podemos observar que ele até ajudou a embelezar a cidade de São Paulo. Todo mundo vê e fala sobre a área. Somos agora o país do presente e, tenho certeza, de que teremos um futuro melhor”, afirmou Armando Ferrentini, diretor geral do PROPMARK.
Algumas lideranças do mercado publicitário como Igor Puga, do Santander, André Gramonelli, da Ogilvy, Marcelo Ponzoni, da Rae’MP, Rodrigo Cassino, da BizSys marcaram presença no evento.
Com passagens por agências como DPZ&T, Y&R e Wunderman, Rodrigo Cassino, da BizSys, apresentou diversos cases de como a mídia exterior pode executar projetos especiais que tenham uma maior interação com o consumidor.
“O público está cansado de ser impactado da forma tradicional, ele quer participar das ações. Há cases que mostram que as pessoas fazem filas para interagir com as marcas. Isso gera uma mídia espontânea, pois eles tiram fotos, filmam e postam nas redes sociais. Interações ao vivo, ações de realidade aumentada e virtual chamam a atenção dos consumidores. A tecnologia está evoluindo a cada dia e precisa de nós para isso”, disse Cassino.
“Precisamos transformar conexões em relacionamentos”
Já Marcelo Ponzoni, da Rae’MP, agência que completou 30 anos em 2018, discursou sobre a era das conexões interpessoais. “Queremos pessoas com relações verdadeiras. A internet nos propicia muitas conexões, mas qual a veracidade delas? Precisamos transformar conexões em relacionamentos, pois isso só gera resultados positivos”, revelou.
Diversas pesquisas do mercado apontam que a mídia exterior é o segundo meio de comunicação em penetração. Só perde para a televisão aberta.
“A mídia exterior é uma mídia primária e segue forte em todo o país. O OOH é a mídia de todas as mídias.Todos aqui estão atrás de conhecimento e crescimento. O futuro vai sorrir muito melhor. O público está mais preparado e confiante. Se tivermos essa confirmação nos primeiros meses de 2019 teremos uma grande explosão”, finaliza Nogueira Filho.
Fonte: PROPMARK