Conteúdos e materiais

Olha para nós! De repente, mudamos!

Olha para nós! De repente, mudamos!

Olha para nós! De repente, mudamos!

Ele está diferente. Esse tal de comportamento que fala tanto de nós. Esse da gente, que muda a cada dia, e que busquei aprender mais sobre. Para nos ajudar a nos comunicarmos com as pessoas. Para as nossas marcas, a fim de se conectar de forma assertiva e consistente com o seu mercado. De forma atual. Respeitosa. E com valor.


Um novo estudo da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International revela as principais tendências de consumo que surgem em 2019 e que deverão ditar os próximos anos. As autoras destacam que os consumidores estão ficando mais inteligentes, “especialistas”, e autossuficientes. Além disso, demandam cada vez mais autenticidade e imediatismo. Consumidores em países em desenvolvimento estão reavaliando seus hábitos de consumo, abandonado o materialismo exagerado e buscando simplicidade, autenticidade e individualidade.


Confira as 10 tendências e reflita… elas falam por você?


Pessoas mais velhas querem se sentir e agir como mais novas – e ser tratadas como tal

Surgem os “agnósticos da idade”, aqueles que não acreditam mais que idade ou velhice é sinônimo de “piorar”. Eles não têm uma visão passiva sobre o envelhecimento e cuidam cada vez mais da aparência e da saúde. Se preocupam com inovações tecnológicas, novos apps e novos smartphones.


De volta ao básico: menos é mais

Consumidores tendem, cada vez mais, a rejeitar o genérico, os produtos massificados. A preferência, agora, é dada aos produtos simplificados e focados, com experiências mais simples e autênticas.


Consumo consciente

Consumidores estão cada vez mais conscientes e buscam decisões positivas na maneira de comprar e consumir um produto ou serviço. O “mindfulness” chegou ao consumo. 


Digitalmente unidos

A transformação dos meios digitais e da tecnologia vão continuar a criar novas experiências coletivas e moldar a maneira pela qual consumidores se conectam e colaboram.


Todo mundo é especialista: conhecimento é poder

Em uma era de alta acessibilidade, onde tudo está ao alcance de um botão, consumidores sabem que podem contar com informações instantâneas para decidir suas compras. 


Espaço próprio: o valor de “ficar sozinho”

A valorização do tempo sozinho, do momento “eu”, veio para ficar. Não tem nada de errado em ficar em casa curtindo a própria companhia, longe do e-mail, dos eventos e das redes sociais.


“Deixa que eu faço” – Consumidores podem cuidar deles mesmos

Consumidores estão cortando o “meio de campo”, os profissionais intermediários, e fazendo eles mesmos. Sem consultar um profissional, pessoas resolvem seus próprios problemas com versatilidade. 


Um mundo sem plástico – Consumidores mais atentos ao desperdício

Pela versatilidade, 63% das embalagens de produtos como alimentos, produtos de beleza e produtos para o lar vêm em embalagens plásticas. Mas o uso pelos consumidores será mais consciente, buscando reciclagem, reuso e consumo consciente.


Eu quero agora! – Soluções rápidas e sem problemas

Consumidores estão mais atarefados e desejam serviços e produtos que são entregues rapidamente e da maneira mais simples possível, sem problemas. 


Amando a vida de solteiro

Mais pessoas acima dos 50 anos estão ficando solteiras e aproveitando essa nova vida. Na próxima década, o crescimento no número de lares com solteiros será maior que o crescimento de qualquer outro tipo de lar.


Então, se identificou? Se sim, como eu, vamos reescrever a história. Vamos reconsiderar a nossa comunicação. Recompor. O consumidor mudou e não foi pouco. Nós mudamos. Melhor levar isso em conta! 🙂


Juliana Silveira é co-founder da Dtail Gestão de Conteúdo e criadora do blog New Families, onde escreve semanalmente com um olhar de sensibilidade única sobre o recomeço da família após o divórcio. É também autora do livro Divórcio: A Construção da Felicidade no Depois.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp