OOH e Mídias Digitais: A União Faz a Força
Navegamos nas últimas semanas pelo mundo das mídias OOH, ou Out Of Home. Entendemos seu significado, seu contexto, sua gama de opções. Sua evolução nos tempos, seu impacto nas cenas da vida das pessoas e de que forma podemos medi-lo. Acompanhamos seu potencial de ação e o seu casamento com esse mundo real, que também é digital. Neste, que não é mais paralelo, que é misturado. Neste no qual vivemos.
Agora quero agraciar a nossa viagem pelo tema com fatos. Com cases. Mostrando aqui como isso tudo funciona. Como ele acontece na vida real de marcas incríveis, donas de uma inteligência digital que casou com a velha e efetiva mídia externa. Com o que chamamos agora de OOH. Que nesse caminho de amadurecimento, uniu força com o novo, com o mundo moderno. Com a vida como ela é. Tocando com boa comunicação dentro e fora de casa, dentro e fora das redes.
E como tudo isso funciona na prática?
Separei alguns cases de OOH para lá de famosos que revelam o poder dessas mídias nos dias de hoje.
A Vida de Robson
Para demonstrar a eficácia das mídias OOH e sua integração com as redes sociais, a Associação Brasileira de Out of Home criou uma campanha muito criativa chamada “A Vida de Robson”. Sempre com uma pequena pista sobre sua vida, imagens de um misterioso homem chamado Robson foram espalhadas pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em outdoors, metrôs e pontos de ônibus. Isso foi o bastante para que a campanha se tornasse um caso de mistério com uma enorme repercussão nas redes sociais, mas logo os criadores revelaram toda a história, deixando claro o impacto que as mídias Out of Home ainda são capazes de gerar.
Netflix Gif Campaign
Buscando explorar ao máximo o potencial dos seus painéis digitais, a Netflix chamou a atenção do mundo com uma campanha bastante inusitada na França. Vários monitores diferentes instalados em uma grande área comercial foram programados para exibir cenas de acordo com os acontecimentos do local onde estavam localizados. Quando lojas estavam lotadas, centenas de zumbis enlouquecidos eram exibidos e, quando chovia, as telas alteravam a imagem para cenas de chuva. No total, eram mais de 100 gifs preparados para rodar caso qualquer tipo de coisa ocorresse no local.
Have a break, have a Kit Kat
O sucesso da mídia Out of Home não se deve apenas às inovações tecnológicas e às estratégias online. Mesmo sem recursos surpreendentes, alguns cases deixam claro que a boa e velha criatividade pode ser o suficiente. É o caso da Kit Kat que, com um mero outdoor “incompleto”, inspirou publicitários de todo o mundo. Ao anunciar o seu famoso slogan “have a break, have a Kit Kat” (tire uma folga, pegue um Kit Kat) em um painel, apenas parte da mensagem foi fixada com uma escada posicionada exatamente onde a imagem parou, dando a entender que o responsável acabou levando o slogan a sério demais.
Não é demais? Estamos falando de criatividade, da adaptação de ideias e aproveitamento de canais que juntos, impactem de forma diferente e relevante as pessoas. Consumidoras desse mercado gigante, mas que tem gosto para tudo. Que tem lugar para todos. E que combinados, na união, são melhores.
Não tem um ditado que diz que a união faz a força? Pois é… é disso que se trata. 🙂
Juliana Silveira é co-founder da Dtail Gestão de Conteúdo e criadora do blog New Families, onde escreve semanalmente com um olhar de sensibilidade única sobre o recomeço da família após o divórcio. É também autora do livro Divórcio: A Construção da Felicidade no Depois.