Para quem vive de resultados e negociações: o que fazer no recesso de final de ano?
Para muitos negócios, como o varejo e o turismo, este é um período de auge das vendas e lucro. Empresas que trabalham com recreação, viagens e acessórios para o período de férias são alguns exemplos. Mas, para a maioria, os meses de recesso são uma grande barreira, prejudicando as vendas, reduzindo os lucros e mesmo a rotina de trabalho dos vendedores.
A elevada variação na demanda por produtos e serviços, aliada ao menor número de funcionários trabalhando no período de férias – inclusive nos cargos decisórios – faz com que as empresas procurem novas maneiras de manter as vendas, mesmo com este tanto de obstáculos.
Na busca de um caminho, encontrei na internet algumas práticas que podem nos ajudar a vencer a sazonalidade. Separei 5 dicas para sua empresa vender mais em períodos de férias. Confere e adapta no que faz sentido para você! Quem sabe não sai um coelho da cartola aí?
1. Retome propostas antigas
Por que não colocar propostas, promoções ou contratos que foram bacanas no passado em prática de novo? Retomar propostas antigas e realizar práticas que deram certo no passado é uma excelente forma de vender mais, mesmo em períodos de férias. Por isso, é muito aconselhado que diretores e gerentes façam um levantamento de tudo o que já foi realizado na empresa e quais foram as práticas mais efetivas. Assim, é possível utilizá-las novamente e garantir bons resultados nos meses de menor demanda.
2. Faça promoções e venda mais
Em períodos de férias, a maioria dos consumidores abre mão de realizar compras, dando preferência a gastar com lazer. Para que um negócio consiga chamar a atenção do público, mesmo quando o foco é outro, é preciso abusar das boas promoções. Não deixe de fornecer brindes para os clientes, possibilitar as melhores condições de pagamento, criar descontos cumulativos e lançar liquidações. As áreas comerciais devem abusar da criatividade para vender mais. Essas promoções e novas ideias podem atrair o público para a empresa e aumentar significativamente as vendas.
3. Crie novos produtos
As pessoas constantemente buscam por novidades e produtos que sejam diferentes daqueles já existentes no mercado. Portanto, uma maneira de obter melhores resultados nas férias e vender mais é criando e lançando novos itens. Isso com certeza chamará a atenção do público, fazendo com que as vendas aumentem naturalmente.
4. Invista em Marketing Digital
Cada dia mais, as pessoas gastam horas e horas na internet. No período de férias, então, o número de acessos cresce ainda mais. Por isso, é muito importante que os gestores aproveitem o momento para investir em marketing digital. Criar blogs para geração de conteúdo e páginas nas redes sociais é uma das melhores maneiras de alcançar o público. É fundamental que as empresas desenvolvam uma estratégia de marketing para as férias, focando no que as pessoas têm buscado e desejam para esse momento de folga. Assim, é possível garantir aumento das vendas nos períodos de férias.
5. Envie e-mail marketing
Aproveite que as pessoas estão acessando o e-mail pessoal com maior frequência e gastando mais tempo na internet para promover seu negócio via e-mail. Divulgue promoções, crie descontos e, principalmente, atraia as pessoas para a sua empresa.
São jeitos de fazer. O que não dá é para ficar parado, não é? Comece se mantendo vivo, visto e ativando o que há de melhor na trajetória do seu negócio. Você não passará despercebido. 🙂
Referência: Foccoerp
Juliana Silveira é co-founder da Dtail Gestão de Conteúdo e criadora do blog New Families, onde escreve semanalmente com um olhar de sensibilidade única sobre o recomeço da família após o divórcio.