Por Que Campanhas Hiperlocais e OOH São Mais Importantes Do Que Nunca Para As Marcas
Eu já disse centenas de vezes, e digo de novo. Atualmente, para ser efetivo na atração e retenção de clientes, as marcas precisam contar com uma estratégia multicanal.
Com a saturação de mídia no ápice, Diretores de Marketing e publicitários precisam constantemente desafiar suas presunções. Isso significa buscar novos dados para entender a jornada do consumidor. A realidade é que a efetividade da publicidade digital, social e mobile está em declínio. Mais de 30% do público usa bloqueadores de publicidade em seus smartphones. Isso sem falar em fraudes e outros desafios.
Essencialmente, Diretores de Marketing e publicitários querem entregar uma mistura perfeitra de conteúdo, mensagens e experiências baseadas em onde e no que o consumidor está fazendo em um momento específico. E criar uma experiência relevante com o cliente depende tanto do momento quanto do local.
Por conta desses fatores, marcas de diversos mercados estão redirecionando sua verba de marketing para publicidade em Out-of-Home (Mídia Exterior) e OOH digital (DOOH). Então, combinam ações em OOH com campanhas mobile hiperlocais para sobressair no barulho.
Para mergulhar de cabeça nessa tendência, eu falei com Ben Billups, CEO da Billups, a maior agência de OOH dos Estados Unidos, trabalhando com grandes marcas de diferentes segmentos. Eu também falei com Grant Leech, vice presidente de marketing na U.S.Cellular e Joe Whitney, gerente comercial na Sierra Nevada Brewing Co., que explicaram por que e como ele usaram o OOH em suas últimas campanhas.
Uma Jornada Mais Dinâmica
No passado, havia muita adivinhação por parte dos publicitários. Eles utilizavam uma segmentação ampla e dados empíricos para planejar o momento certo para executar ações de conteúdo e mídia. Hoje, os profissionais tem dados mais ricos do que nunca a seu alcance. Isso os ajuda a não só entender quando e em qual canal servir seu conteúdo, mas também onde e como.
“Utilizando dados das localizações e inteligência artificial, profissionais agora podem encontrar padrões e entender melhor o pensamento do consumidor e onde, quando e como atingi-lo mais efetivamente,” comenta Billups. “Nós também acompanhamos atualmente a transição definitiva para o digital. Hoje não há apenas um smartphone em cada mão mas telas em todo nosso redor. Vivemos em um mundo de telas.”
O Surgimento do Hiperlocal
Enquanto anúncios digitais continuam sendo partes importante de qualquer planejamento de marketing de marca, marcas nascidas no digital estão cada vez mais investindo no OOH e OOH digital. De acordo com uma nova pesquisa, quase um quarto dos 100 maiores usuários do OOH são empresas renomadas de tecnologia como a Google ou Apple.
O motivo disso é que o OOH é a melhor maneira de marcas tirarem vantagem do mercado mobile. Com um smartphone em cada mão e telas em toda nossa volta, as marcas precisam contar suas histórias nos lugares certos para maior impacto.
“As marcas de maior sucesso hoje são multiplataforma e focadas em entregar conteúdo localizado e contextualizado baseado em onde, quando e como os clientes estarão engajando,” comenta Billups. “O Out-of-Home entrega a maior taxa de ativação online por dólar dentre todas as mídias offline. As marcas estão aproveitando dessa força através de campanhas multicanal que utilizam canais OOH e anúncios para mobile, normalmente atreladas a localizações específicas.”
Casos de Estudo em OOH
Um grande exemplo é a Sierra Nevada. A popular marca de cerveja dos Estados Unidos queria atingir mais consumidores onde eles estavam no momento mais efetivamente. Como resultado de uma campanha que incluía publicidade em OOH e OOH digital, Sierra Nevada viu um crescimento em vendas e engajamentos.